Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico da Cidade
Início do conteúdo da página

Histórico da Cidade

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2015, 12h24 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2015, 12h24 | Acessos: 2226

A cidade de Jataí é a última fase da expansão do gado que, vindo da Zona Leste do Brasil, através do rio São Francisco, tomou conta de Minas Gerais e veio até Goiás e Mato Grosso.

Até essa época, pouco conhecida era a região sudoeste, envolta em perigos e mistérios. Mas, sustentados pelo sonho desenvolvimentista, os primeiros desbravadores chegaram à região, ignorando quaisquer obstáculos.

Em setembro de 1836, Francisco Joaquim Vilela e seu filho, José Manoel Vilela, procedentes de Espírito Santo dos Coqueiros, município de Lavras do Funil, hoje cidade de Coqueiral, Estado de Minas Gerais, entraram pelo leste, através de Rio Verde, nos sertões do sudoeste goiano, onde montaram uma fazenda de criação de gado, às margens dos rios Claro e Ariranha.

Em 1837, o jovem José de Carvalho Bastos, proveniente de Franca, São Paulo, acompanhado de sua esposa, Ana Cândida Gouveia de Moraes, chegou à região através de Santana do Paranaíba, em busca de boas terras goianas, e se instalou às margens do ribeirão Bom Jardim.

Do encontro dos dois pioneiros, ficou acertado, amigavelmente, de modo definitivo, simples e prático, que as terras banhadas por águas da margem esquerda do Ariranha, pertenceriam aos Vilela, e as percorridas por afluentes do Bom Jardim, seriam dos Carvalho. Posteriormente, formou-se o primeiro núcleo de povoação, com terreno doado por Francisco Joaquim Vilela e sua mulher Genoveva Maximina Vilela, recebendo o nome de Paraíso.

Em 17 de agosto de 1864, o Presidente da Província de Goiás elevou a Capela do Divino Espírito Santo de Jataí à categoria de Freguesia, criando assim o Distrito de Paraíso de Jataí.

Em 09 de julho de 1867, foi lançada a pedra fundamental da Igreja, pelo padre Antônio Marques Santarém.

Em 28 de julho de 1882, de acordo com a resolução nº 668, foi lançada a pedra fundamental, criando o município de Paraíso.

Em 02 de fevereiro de 1885, recebeu o nome de Jataí. No entanto, foi por força da Lei Estadual nº 56, de 31 de maio de 1895, que a sede do município se elevou à categoria de cidade de Jataí, por imposição do Tenente Coronel José Manoel Vilela. A comarca de Jataí foi implantada em 21 de julho de 1898, desmembrando-se judicialmente de Rio Verde.

Jataí está localizada em uma das regiões mais prósperas do Sudoeste de Goiás. Possui uma economia sólida, dividida em dois vetores, um da agropecuá-ria tradicional e outro que aponta para um franco e crescente desenvolvimento rumo à industrialização.

O primeiro nome dado à cidade foi Paraíso, devido à cobertura vegetal de diferentes formas de cerrado, ao clima tropical e ao povo trabalhador e hospitaleiro, combinações perfeitas para uma cidade próspera e ideal.

Fim do conteúdo da página