Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Localização
Início do conteúdo da página

Localização

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2015, 12h23 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2015, 12h23 | Acessos: 3693
A cidade é o marco do cruzamento de três rodovias federais, uma estadual e várias municipais. Aqui é possível uma ligação direta, via BR 364, com toda a região Norte do país, passando por capitais como Cuiabá - MT, Porto Velho - RO, Rio Branco - AC e Manaus - AM. Essa possibilidade é ampliada para toda a região Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e região Sul, onde nasce a BR-364. A sua ligação com os estados do Pará e Maranhão é feita por intermédio da BR 158. O trajeto para Brasília – DF, passando por Rio Verde e Goiânia, é realizado pela BR 060, com as obras de duplicação praticamente concluídas.

A cidade distancia-se 328 Km de Goiânia, 537 Km de Brasília, 1.010 Km de Belo Horizonte, 997 Km de São Paulo e 1.399 Km do Rio de Janeiro.

A cidade delimita-se com os seguintes municípios:

Norte: Caiapônia e Perolândia;

Sul: Itarumã, Caçu e Aparecida do Rio Doce;

Leste: Rio Verde;

Oeste: Mineiros e Serranópolis.

Referenciada como centro do Sudoeste, Jataí é ponto de partida para o turismo regional. Cresceram nos últimos tempos a atenção e o valor dados aos registros existentes de belezas naturais e históricas. Pronta para receber turistas, a cidade se orgulha do enorme lençol de águas termais em seu subsolo, o que motivou a construção de um dos mais importantes clubes turísticos que está alinhado entre o que há de melhor do ramo.

O intercâmbio comercial se faz por intermédio de produtos agropecuários, com destaque para soja, arroz, milho, sorgo, suíno, bovino e aves. O município é o maior produtor de grãos do estado de Goiás e o quinto do Brasil.

A rede hidrográfica pertence à bacia do Paraná, constituída de afluentes da margem direita do Paranaíba, destacando-se o rio Claro e seus afluentes (rios Doce e Ariranha).

O clima do município é tropical mesotérmico e úmido, com duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca.

Do ponto de vista térmico, as máximas diárias mais altas se verificam geralmente no verão - chuvoso (35º a 40º). As médias (12º a 15º) e as mínimas absolutas são registradas no inverno - seco, onde não é rara a ocorrência de mínimas absolutas de 4º a 7º.

Predomina no município o solo de cerrado, onde regiões altas têm topografia plana ou levemente ondulada, denominadas de chapadões, com textura média (latossolo vermelho-amarelado) nas quais se desenvolve uma moderna agricultura, com índices de produtividade elevados e o uso de avançada tecnologia, cuja correção do solo com calcário se torna indispensável, para a redução da acidez e neutralização do alto teor de alumínio.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página