Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Publicado: Segunda, 13 de July de 2015, 17h46 | Última atualização em Segunda, 30 de January de 2023, 10h45 | Acessos: 8082

      

Currículo Tenente Coronel Edson Paulo

      Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado - Batalhão General Xavier Curado, o Tenente Coronel de Infantaria EDSON PAULO QUEIROZ SILVA DE SÁ estava servindo na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), sediada no Rio de Janeiro. Foi promovido ao posto atual em 31 de agosto de 2020.

      Nascido em 1º de maio de 1978, na cidade de Ponta Grossa – PR, é filho do Coronel veterano Paulo Edson de Sá e de Margaret Queiroz Silva de Sá (em memória).

      Incorporou às fileiras do Exército em 10 de fevereiro de 1996, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas - SP. Em 25 de novembro de 2000, foi declarado Aspirante a Oficial da arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) com sede em Resende-RJ, sendo classificado no 17º Batalhão de Infantaria de Selva – 17º BIS em Tefé - AM.

 O Tenente Coronel Edson Paulo possuí os seguintes cursos militares:

  • Curso de Operações na Selva, categoria “B”, em 2001;
  • Estágio de Adaptação às Operações Aeromóveis e Estágio de Motociclista Militar de Combate, em 2003;
  • Curso Básico de Montanhismo e Curso Avançado de Montanhismo, em 2007;
  • Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Mestrado em Operações Militares, no ano 2009;
  • Curso de Comando e Estado-Maior, nos anos de 2016 e 2017;
  • Curso de Estado-Maior e Pós-Graduação em Segurança e Defesa Nacional, realizados na Escola Superior de Guerra da Colômbia, no ano de 2019; e
  • Estágio de Comandante de Organização Militar Blindada e Mecanizada realizado no corrente ano.

 

Dentre as diversas funções desempenhadas, destacam-se:

       O exercício das funções de Oficial Subalterno no 17º Batalhão de Infantaria de Selva e no 5º Batalhão de Infantaria Leve – 5º BIL (aeromóvel). Também integrou o Segundo Contingente da Missão de Paz para a Estabilização do Haiti, em 2004 e 2005, onde comandou um Pelotão de Fuzileiros. Como Oficial Intermediário exerceu o Comando da Primeira e Segunda Companhia de Fuzileiros de Montanha, no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha – 11º BI Mth.

       Foi Oficial de Operações do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado – 33º BI Mec e Comandou a Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (aeromóvel); Como Oficial Superior, desempenhou a função de Oficial de Operações da 16ª Brigada de Infantaria de Selva.

 

       Exerceu as funções de Instrutor do Centro de Instrução de Montanhismo do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, no ano de 2008, do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, nos anos de 2010 e 2011, da Escola Superior de Guerra da Colômbia, no ano de 2020 e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no biênio 2021 e 2022.

 

       Foi condecorado com a Medalha das Nações Unidas, a Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Bronze, a Medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze, Medalha Militar de Prata, o Distintivo de Comando Prateado, a Medalha do Pacificador e a Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Bronze.

         É casado com a senhora Luciana de Fátima Oliveira de Sá e tem duas filhas: Ana Júlia e Manuela.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página